Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 1 de fevereiro de 2009

AS QUATRO LUZES PARA UMA DECISÃO

Antes de qualquer outra coisa, lembre-se:
Não se deve tomar uma decisão quando se está:
a) Profundamente desapontado.
b) Fisicamente exausto.
c) Irado.
d) Muito abatido e deprimido.
e) Com perspectiva de derrota.

Nestas circunstâncias é melhor dizer:
“-Ainda não tenho uma decisão. Preciso de mais tempo.”

01) Primeira luz: Oração
Leia Mateus 7.7-8 e Filipenses 4.7
Orar é falar com Deus, intimamente.
Na intimidade com Deus, o coração encontra paz nas tomadas de decisão.
hhh
02) Segunda luz: As circunstâncias
Todas elas devem ser analisadas com profundidade. Todos os prós e os contras devem ser levados em consideração. Não despreze nenhum fator.

03) Terceira luz: Os conselheiros.
Provérbios 11.14 e 15.22.
Não o conselho de uma pessoa qualquer, mas de cristãos experientes e, de preferência, de pessoas que pensam diferente de você.

04) Quarta luz: As promessas de Deus para sua vida
Peça a Deus um texto bíblico que o oriente nesta decisão.
Se o texto lhe disser "não", que seja não!
Se o texto for uma promessa de Deus para sua vida, firme-se nesta Palavra, pois:

A paz pode sair do coração.
As circunstâncias podem mudar.
Os conselheiros podem mudar.
Mas, a Palavra de Deus jamais mudará.
Com as 4 luzes verdes, siga em frente, com fé.

OS VERDADEIROS ADORADORES - Lucas 17.11-19

NÃO BASTA SER CURADO POR JESUS; PARA SER SALVO, O HOMEM PRECISA SE TORNAR UM VERDADEIRO ADORADOR.
Nesta história surpreendente, dez leprosos foram curados, mas, somente um foi salvo. Como podemos saber que este leproso se tornou um verdadeiro adorador, quais DETALHES desta história revelam isso para nós?
Frase de Efeito: Muito são curados; mas poucos são escolhidos.

1. O VERDADEIRO ADORADOR VOLTA PRA JESUS - vs 15.
Muitas pessoas, após serem curadas pelo poder das palavras de Jesus, vão-se embora para sempre. Somente os verdadeiros adoradores voltam-se para Jesus.
Muitos, ainda, não vêem a hora de "se mostrar para os sacerdotes". Somente os verdadeiros adoradores preferem se mostrar para Jesus.

2. O VERDADEIRO ADORADOR GLORIFICA A DEUS EM ALTA VOZ - vs 15.
Os verdadeiros adoradores são "escandalosos", proclamam as maravilhas de Deus em alta voz. Não são tímidos, envergonhados, reprimidos. Jamais se calam. Jamais negam a sua fé.
Os ímpios glorificam os seus ídolos em alta voz, enquanto muitos que se dizem cristãos, nem às portas fechadas conseguem dar um "Glória a Deus!".
jjj
3. O VERDADEIRO ADORADOR PROSTRA-SE COM O ROSTO EM TERRA AOS PÉS DE JESUS - vs 16.
Os verdadeiros adoradores são humildes de coração, colocam o rosto no pó da terra. Não se exaltam. Não exigem. Apenas adoram.
Os verdadeiros adoradores são homens e mulheres "do joelho calejado". Sabem que vieram da morte e, agora salvos, jogam-se aos pés de Jesus, sem pressa, sem outros compromissos importantes.

4. O VERDADEIRO ADORADOR NÃO SE CANSA DE AGRADECER A DEUS AS BÊNÇÃOS RECEBIDAS - vs 16.
Os verdadeiros adoradores são homens e mulheres que sabem expressar sua gratidão a Deus.
Em gratidão a Deus, eles fazem doações, se envolvem nas tarefas do reino de Deus, ajudam seus irmãos, socorrem os necessitados, buscam os perdidos, respeitam seus líderes, etc. Conclusão:Os verdadeiros adoradores são aqueles que voltam pra Jesus, glorificam a Deus em alta voz, prostram-se aos pés do Mestre e demonstram sua gratidão pelas graças recebidas.
São estes que ouvem de Jesus: "A tua fé te salvou".

O SAL DA TERRA - Mateus 5.13

SOMENTE OS CRISTÃOS VERDADEIROS SÃOCONSIDERADOS POR DEUS O SAL DA TERRA.
Não basta uma pessoa querer ser "sal", ou pensar e dizer que é "sal".O sal verdadeiro é inconfundível, devido às suas QUALIDADES:

1. SUA CAPACIDADE DE CONSERVAR
O sal foi o primeiro conservante utilizado pela humanidade. Todo cristão verdadeiro é um CONSERVADOR.
Ele crê na Bíblia e condena todas as formas de pecado que ela denuncia, não importando se a sociedade o considera politicamente incorreto, retrógrado, careta ou coisas semelhantes.Ele repudia tudo aquilo o que a Bíblia denuncia, coisas tais como o adultério, a fornicação, a pornografia, as piadas indecentes, o homossexualismo, o ódio, a fofoca, etc.

2. SUA FACILIDADE EM DAR SABOR
Uma das grandes busca do ser humano é por sabor. Sabor na vida, na existência. E, nesta sua busca por sabor, enganado e iludido pelo Diabo, ele acaba experimentando vários "sabores" estragados, contaminados, venenosos.Todo cristão verdadeiro tem o SABOR DE CRISTO e é capaz de dar um tempero especial à vida das pessoas ao seu redor.

3. SEU VALOR INTRÍNSECO
Não é à tôa que a palavra "salário" vem de sal, pois, nos tempos de Jesus, o sal era tão valioso que era usado como moeda.Todo cristão verdadeiro tem VALOR INTRÍNSECO, pois o Espírito Santo de Deus produz em seu íntimo uma série de qualidades inigualáveis, conforme nos relata Gálatas 5.22:- Amor- Alegria- Paz- Longanimidade- Benignidade- Bondade- Fidelidade- Mansidão- Domínio próprio.

Conclusão:
Se algum cristão não é Conservador, não é capaz da dar sabor à vida das pessoas ao seu redor nem tem valor intrínseco, NÃO É CRISTÃO.
O cristão verdadeiro, aquele que um dia se arrependeu de seus pecados e abriu seu coração para Jesus, este, sim, tem estas qualidades e é considerado por Deus (e também pelos homens) o SAL DA TERRA!

EMBRIAGAI-VOS DO ESPÍRITO - Efésios 5.18-21

A PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO É UMA POSSIBILIDADE REAL NA VIDA DO CRENTE. Mas, como pode o crente encher-se do Espírito Santo? Se cultivar o estilo de vida implícito nas prescrições deste texto:

1. UMA VIDA DE ADORAÇÃO - (vs 19a)
Falando entre vós em salmos, hinos e cânticos espirituais.b) Cantando e salmodiando ao Senhor no coração.
2. UMA VIDA DE GRATIDÃO - (vs 20)
Dando graças a Deus por tudo que lhe acontece, sejam coisas boas ou ruins. Mas, não da boca pra fora, e, sim, de coração.
Aceitando Romanos 8.28: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito".
Aceitando que todas as coisas (as boas e as ruins) contribuem JUNTAMENTE, isto é, são inseparáveis para o bem daqueles que amam a Deus.

3. UMA VIDA DE MÚTUA SUJEIÇÃO - (vs 21)
Sujeitando-nos uns aos outros, no temor de Cristo. O maior sujeitando-se ao menor.O menor sujeitando-se ao maior. Quem manda, também deve obedecer.Quem comanda, também deve ser comandando.Ninguém com poderes absolutos.Ninguém sem voz ou sem direito à palavra, à opinião.

CONCLUSÃO
O enchimento do Espírito é uma possibilidade real e vai acontecer na vida do crente que cultiva um estilo de vida marcado pela ADORAÇÃO, GRATIDÃO e SUJEIÇÃO.

Os Verdadeiros Adoradores - Marcos 1.40-45

O VERDADEIRO ADORADOR NUNCA SAI DA PRESENÇA DE JESUS DO JEITO QUE CHEGOU.
Como é um verdadeiro adorador? Qual é a sua identidade, quais são as suas MARCAS?

1. O VERDADEIRO ADORADOR CRÊ EM JESUS DE TODO O SEU CORAÇÃO
Note que ele não perguntou se Jesus podia curá-lo.Isso já estava resolvido em seu coração.Ele sabia que Jesus podia curá-lo (ele só não sabia se Jesus queria curá-lo).

2. O VERDADEIRO ADORADOR É HUMILDE
Ele não chegou exigindo nada. Colocou-se na absoluta dependência da vontade de Jesus:"Se quiseres, bem podes tornar-me limpo!"

3. O VERDADEIRO ADORADOR TOCA O CORAÇÃO DE DEUS
"Jesus, pois, compadecido dele, estendendo a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero; sê limpo".
Muitas pessoas vão à igreja, mas, não cantam, não louvam, não adoram, não cultuam e, no fim, vão lá na frente pedir uma oração. Não é bem oração que eles estão buscando, estão atrás de uma espécie de "passe evangélico" que os ajude a ir para casa com a consciência menos pesada.
Antes de ser tocado por Deus, o verdadeiro adorador toca o coração de Deus, com sua vida, com suas atitudes, com sua humildade.
Ele não tenta comprar, enganar ou manipular Deus. Antes, aje como um filho amado que se coloca na presença do Pai, relata suas misérias e humildemente espera suas bençãos.

4. O VERDADEIRO ADORADOR NÃO CONSEGUE FICAR CALADO
Mesmo Jesus tendo-lhe instruido a não falar nada do milagre (pois, naquele momento do seu ministério, Jesus não queria este tipo de divulgação), ele não conseguiu se segurar.
É a reação que costumamos verificar nos novos convertidos, que não conseguem deixar de falar.
Jesus o mandou calar; mas, ele falou.Hoje, Jesus nos manda falar; mas, muitos de nós nos calamos.

Ele não conseguia calar. Muitos não conseguem falar.

Conclusão:
Com sua fé, humildade e atitudes, este leproso saiu curado da presença de Jesus, pois, os verdadeiros adoradores nunca saem da presença de Jesus do jeito que chegaram. E jamais deixam de testemunhar suas maravilhas.

Leia Também

Leia também