Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Jovem, Deus Está te Chamando! - 1 Samuel 3.1-4, 10,19,20



Introdução: O jovem Samuel estava servindo ao Senhor no templo, tendo Eli, o sacerdote como tutor, quando o Senhor se manifestou a Ele pela primeira vez. A chamada de Samuel aconteceu num momento da vida espiritual de Israel em que Eli, já velho e não mais ordenando sua casa, necessitava ser substituído. Seus filhos, infelizmente desprezavam as coisas de Deus, enquanto Samuel, criado por Eli na casa do Senhor, atendia aos requisitos divinos. Sua convocação foi feita pelo próprio Deus, que o chamou até que fosse atendido, tamanha sua necessidade de um homem para continuar sua obra, antes que a lâmpada se apagasse.
Mas, assim como naqueles dias Deus chamou Samuel, hoje Ele tem chamado esta geração, que ainda não O conhece, apesar de estar cercada de informações. Deus está nos chamando para que tenhamos uma real e pessoal revelação da Sua pessoa.
1- Para Crescer. O crescimento de Samuel foi saudável e abençoado: “E Samuel ia crescendo, e fazia-se agradável, assim para com o Senhor como para também com os homens.” (1Sm 2.26). Samuel foi criado na presença do Senhor, o desenvolvimento dele foi normal em todos os aspectos; assim também com Jesus. (Lc 2.52). Para um desenvolvimento sadio, o ser humano precisa, além dos cuidados normais, viver na presença do Senhor. Jovem, Deus te Fez Para Crescer!
1) Em Cristo: “… cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.” (Ef 4.15).
2) Em Amor: “O Senhor vos aumente, e vos faça crescer em amor uns para os outros e para com todos…” (1Tss 3.12).
3) Em Santidade: “no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.” (Ef 2.21).
4) Em Graça e Conhecimento: Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” (2Pe 3.18).
O crescimento espiritual é o plano de Deus para cada crente em Cristo Jesus.
2- Para Vencer. A partir do momento de sua chamada, Samuel experimentou a confirmação do Senhor em sua vida. O que Samuel falava, o Senhor confirmava, dando provas visíveis de sua chamada sacerdotal: “E crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra.” (1Sm 3.19). Samuel um exemplo de vida vitoriosa. Jovem, Deus te clama para vencer!:
1) A Carne – A carne está ligada a nossa própria natureza, que quando não é vencida se torna um poderoso gigante contra o Espírito. “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis.” (Gl 5.17). Como?:
  • Revestindo do Senhor Jesus Cristo. (Rm 13.14).
- “Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.”
  • Revestindo do Poder de Deus. (Lc 24.49).
- “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.”
  • Andando segundo o Espírito. (Rm 8.4,14).
- “… que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (v.4).
- “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, estes são filhos de Deus.” (v.14). 
2) O Mundo – O mundo se apresenta como um gigante diante de nós. “Não ameis o mundo, nem o que há. Se alguém ama o mundo o amor do Pai não está nele.” (1Jo 2.15). Como?:
  • Pela fé. (1Jo 5.4).
- “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”
  • Com bom ânimo, como Jesus. (Jo 16.33).
- “… no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”
  • Não se conformando com o mundo. Conselho de Paulo. (Rm 12.2).
- “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
  • Não o amando. Exortação de João. (1Jo 2.15-17).
- “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo o amor do Pai não está nele.”
“Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne. A concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.”
“E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”
3) Satanás – Após sua queda (Is 14.12), Satanás tem se apresentado como um gigante para as pessoas, rugindo como leão. (1Pe 5.8). Como?:
·        Revestindo. (Ef 6.11).
- “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.”
Resistindo. (Tg 4.7).
- “… resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”
·        Vigiando. (1Pe 5.8).
- “Sede sóbrios e vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.”
  • Com armas espirituais: Fé, Palavra e Oração. (Ef 6.11-18; 2Co 10.4).
- “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo;”
“porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nas regiões celestiais.”
“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.”
“Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,”
“e calçados os pés na preparação do evangelho da paz;”
“tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.”
“tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus,”
“orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos.” (Ef 6.11-18).
- “Porque as armas da nossa milícia não carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas.” (2Co 10.4).
Resistindo-lhe com Fé, Palavra e Oração você vencerá na vida, pois Deus te Chama Para Vencer!
3- Para Fazer à Diferença. O que fez a diferença na vida de Samuel, não foi o fato de ele ter sido criado no templo por um sacerdote. O que fez a diferença foi o fato de ele ter conhecido ao Senhor de uma forma pessoal e ter respondido ao Seu chamado. (1Sm 3.4,10, 19,20).
Antes que a lâmpada de Deus se apague, o Senhor está te chamando! Jovem, Deus te Chama Para Fazer à Diferença. Como? Exemplos:
1) Enoque: “E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou.” (Gn 5.24). - “… Porque, obteve testemunho de que agradara a Deus.” (Hb 11.5). 
2) Noé, em um mundo sem Deus: “Noé era varão justo e reto em suas gerações: Noé andava com Deus.” (Gn 6.9).
3) Ele mesmo disse a Abraão: “… anda em minha presença e sê perfeito”. (Gn 17.1).
4) Como Moisés: “E era Moisés varão mui manso, mais do que todos os homens que havia na terra.” (Nm 12.3).
5) Samuel, quando foi chamado, disse: “… Eis-me aqui!… Fala porque o teu servo ouve.” (1Sm 3.4,10).  
6) Davi disse a Saul: “Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu.” (1Sm 17.32).
7) Davi, que disse a Golias: “Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos…” (1Sm 17.45).  
8) Elias, disse ao rei Acabe: “… Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra.” (1Rs 17.1).
9) Jó, quando tinha tudo: “… era homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal.” (Jó 1.1). 
10) Jó, quando não tinha nada, disse:Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra.” (Jó 19.25). 
11) Isaías, quando foi chamado, disse: “… Eis-me aqui, envia-me a mim.” (Is 6.8). 
12) Daniel, na corte pagã: “E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.” (Dn 1.8).
13) Os discípulos: “… o sal da terra… e a luz do mundo…” (Mt 5.14-16).  
14) Jesus disse aos discípulos: “… Em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas… e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.” (Mc 16.17,18).
15) Jesus que disse, ao cego de Jericó: “Que queres que te faça?…” (Lc 18.41).
16) Jesus, que de si mesmo disse: “A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.” (Jo 4.34).
17) Jesus, que disse a Lázaro que estava morto e na sepultura há quatro dias: “… Lázaro, sai para fora!” (Jo 11.43).
18) Pedro, que disse ao paralítico: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho (poder), isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta e anda.” (At 3.6).
19) Paulo, quando teve o encontro com Deus no caminho de Damasco, disse: “Senhor, que queres que faça?…” (At 9.6).
20) Paulo, que disse a Igreja de Corinto: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” (1Co 11.1).
21) Deus te chama para fazer à diferença: “… no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual deve resplandecer como astros no mundo.” (Fl 2.15).
22) Deus te chama para ser o exemplo dos fiéis: “… na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza.” (1Tm 4.12).
Conclusão: Jovem, Deus está te chamando! Para Crescer, Para Vencer e Para Fazer à Diferença. Como Samuel esteja pronto a dizer “Eis-me aqui,” quando Deus chamá-lo para a sua obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Também

Leia também