Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 4 de janeiro de 2009

A PLACA NA CRUZ - JOÃO 19:17 a 19

17.Tomaram, pois, a Jesus; e ele, carregando a sua própria cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota,18.Onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.19.E Pilatos escreveu também um título, e o colocou sobre a cruz; e nele estava escrito: JESUS O NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.

1 - INTRODUÇÃO - O profeta Isaías em seu livro no cap.53, vr.12, nos relata que o filho de Deus seria contado entre os malfeitores. Que coisa mais triste, saber que o Redentor estaria entre os malfeitores sem ser mal, entre os ladrões sem nunca ter roubado nada, entre marginais sem nunca ter andado as margens da lei, entre os assassinos sem nunca ter tirado a vida de nimguém, mas pelo contrário Ele só fez o bem, Ele só se deu a todos, Ele viveu e pregou a lei, Ele dava vida aos mortos e não sendo bastante ainda deu sua própria vida por mim e por você, estou falando do filho de Deus, o Homem que mudou a História, o marco de tudo, pois a História se resume em antes e depois Dele.Agora vem um homem que em minha opinião é e está entre a listas dos mais covardes da face da terra e lavando as mãos na condenação de Jesus, ainda faz uma placa para colocar em cima da cabeça de Jesus. È sobre esta placa que eu gostaria de lhe falar e queria que você prestasse muita atenção, por que tudo na bíblia tem a ver comigo e com você, ali esta sua vida desde o seu nascimento até a sua morte, pois a bíblia é o maior e melhor manual de comportamento humano, ali é onde encontramos respostas para todas as nossas perguntas, e temos muitas! Por isso eu indaguei ao Senhor Jeová sobre a placa que Pilatos mandou colocar em cima da cabeça de meu Jesus, então nasceu uma mensagem que em poucas e singelas linhas gostaria de compartilhar com todos vocês, esperando que lhes sirva de alimento.Queridos irmãos, todas as vezes que alguém era condenado a morte de cruz, era de praxe se colocar em cima de sua cabeça a causa de sua condenação escrita em letras garrafais, para que todos que ali passassem vissem, lessem, e entendessem o motivo. Quando trouxeram a placa de Dimas para o covarde de o Pilatos escrever foi fácil, ladrão e assassino. Quando trouxeram a placa de Jesta para Pilatos escrever também foi fácil, ladrão e assassino. Mas quando foi a vez de escrever a placa de Jesus, Pilatos entrou em parafuso, e agora? O que ele escreveria na placa de Jesus?ATENÇAO.

2 – OS QUATRO JULGAMENTOS DE JESUS

a) O PRIMEIRO JULGAMENTO – O JULGAMENTO DO SINÉDRIO
Em MC-14:55 a 58, a bíblia relata que os principais dos sacerdotes procuravam testemunhas contra Jesus para o matarem, mas depunham falsamente, e os testemunhos não concordavam. Que corjas de gente mesquinhas, forjavam pessoas, comprando com valores, só para testemunharem falsamente contra um Homem inocente, e Jesus nada falava, apenas disse “Eu sempre estive no meio de vós”, como que dissesse, vocês são cobras traiçoeiras.Mas mesmo com artimanhas diabólicas não conseguiram condenar a Jesus, mas não satisfeitos, procuravam algo que o incriminasse, armaram um outro julgamento para o Filho de Deus.

b) O SEGUNDO JULGAMENTO – O JULGAMENTO DE PILATOS
Agora em MC-15:01 a 06 os covardes dos sacerdotes levam Jesus para o covarde do Pilatos que já estava se borrando todo, mas Pilatos tentando se safar lembra que era Páscoa, e que o costume dos judeus era nessa data soltar um condenado, e então quis que soltassem Jesus, mas eles não quiseram, dizendo crucifica-o, mas Pilatos queria troca-lo por Barrabás. Não deu! Vou dar-lhe uma surra e soltá-lo, também não deu!.Pilatos não viu culpa em Jesus.Então Pilatos se lembrou que Herodes estava por ali, e enviou Jesus para ele, colocando Jesus em um terceiro julgamento.

c) O TERCEIRO JULGAMENTO – O JULGAMENTO DE HERODES
Doutor Lucas é o narrador, LC-23:6 e 7, 10, 11 e 14, você pode ler que o curioso Herodes, que tinha vontade de conhecer Jesus mata sua curiosidade, pois creio que quando ele via a Jesus pensou em seu coração “este é Jesus? Que cara feio! Eu imaginava outra pessoa!”. Herodes não viu culpa em Jesus e envia o meu Jesus de volta para Pilatos.Mas Ele seria contado entre os malfeitores. Então quando Jesus volta o covarde do Pilatos vejam o que ele faz, se mostrando um frouxo igual a Baraque.

d) O QUARTO JULGAMENTO – O JULGAMENTO DO POVO
MT-27:22 a 25 é surpreendente esse julgamento, pois o povo chama a responsabilidade para eles, no versículo 25 eles dizem que o sangue Dele caia sobre nós. Buscavam de toda maneira condenar a Jesus e não conseguiram, mas fizeram, só depois que o covarde lavou as mãos, não lave suas mãos, não seja omisso, preferiram Barrabás a Jesus, não prefira o mundo, prefira Jesus.Agora o povo conseguiu decretar a crucificação de Jesus, Ele iria mesmo para cruz, Sua placa seria escrita.

3 – AS PLACAS NAS CRUZES

A PLACA DE JESTA – O LADRÃO DA ESQUERDA
Na placa de Jesta estava escrito criminoso, mas ele ignora a sua condenação, ele se esquece de seus erros e como todo homem faz, ele também faz, coloca sua culpa em outro, tentando se esconder de seus pecados, mas o salmista relata que seus pecados estão sempre diante dele. Jesta então olha para a placa na cruz de Jesus e vê escrito REI DOS JUDEUS, FILHO DE DEUS, então ele tenta a Jesus para sair da cruz e o livrar, egoísta só pensou em si próprio.

A PLACA DE DIMAS – O LADRÃO DA DIRREITA
Na placa de Dimas também estava escrito à mesma coisa da do seu colega de crimes, mas a diferença é que Dimas não olhou para a placa da cruz de Jesus, mas reconheceu e olhou para sua própria placa,. Ele sabia o porque estava ali, ele sabia que ele era, alguém que precisava de salvação, então Dimas até tenta alertar a Jesta, não conseguindo ele se vira para Jesus e diz “Senhor, lembra-te de mim quando estiveres no paraíso”. O que ele consegui, eu te digo, Dimas inaugurou o paraíso, antes que os cativos do cativeiro chegassem lá ele já estava lá.

A PLACA DE JESUS – O JUSTO - Na placa de Jesus estava a resposta para tudo JESUS O SALVADOR, REI DOS REIS, para mim era isto que estava escrito, mas Jesus sabia que Ele era, então Ele olha para a placa de Dimas e reponde ao pedido de Dimas e diz “Em verdade em verdade te digo, que ainda hoje estarás comigo no paraíso”

CONCLUSÃO
Jesus disse que quem quer segui-lo pegue a sua própria cruz e o segue. Amado irmão tire os olhos da placa dos outros ainda que sejam prostitutas, ladrões, marginais, olhe para sua, pois você será condenado pelo que estará na sua própria placa, veja o que está na sua placa e reconheça o seu pecado.Jesus não está mais na cruz, mas seu poder de salvar ainda é o mesmo, Ele ainda hoje é o SALVADOR, REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES, mas tão somente olhe para sua própria cruz.
Pr. Marco Tsushya

Exortação ao Amor Fraternal – 1 Tes. 4.9-12

1. O Desenvolvimento no Amor Fraternal, na Mordomia, e no Respeito (4.9-12).

Paulo agora faz a mudança dos discursos específicos nos quais considerou a pureza sexual, para a chamada geral ao exercício e ao crescimento no “amor [ou caridade] fraternal” (philadelphia, do verbo phileo, que significa, “amar, ter afeição”). Alguns intérpretes exageraram na distinção entre agapao e phileo, afirmando que o primeiro é o tipo superior de amor que Deus demonstra, enquanto o segundo é um amor inferior sobre o qual os cristãos podem crescer. Originalmente, o termo philadelphia foi usado para o amor entre irmãos e irmãs de sangue, então foi apropriadamente emprestado pela comunidade cristã de irmãos e irmãs em Cristo.

a) Orientação paulina: A orientação de Paulo ao crescimento em suas expressões desse amor fraterno não é uma concessão por alguma incapacidade de demonstrar algo mais do que afeição, pois, na verdade, o apóstolo também usa a palavra agapao no mesmo versículo.

b) Ponto principal da mensagem paulina: O ponto principal da mensagem do apóstolo, é que a comunidade cristã deve ser caracterizada pela lealdade e pelo profundo cuidado que imita o nível do comprometimento de Deus para com eles (Jo 13.34,35). A extensão da discórdia ou da divisão que existiu na Igreja em Tessalônica não foi em grande escala. Alguns, mais provavelmente uma pequena minoria, estavam ameaçando a harmonia por serem preguiçosos (1 Ts 4.11,12; 5.14; 2 Ts 3.10) e intrometidos (2 Ts 3.11). Porém, a igreja como um todo foi caracterizada pelo amor. Paulo conhece a dinâmica dos relacionamentos, e sabe que a menos que se prestasse uma cuidadosa atenção à harmonia, a igreja estaria a um passo de um conflito generalizado. Coerentemente, incentiva os santos a se dedicarem intensamente à instrução em que foram encaminhados, na qual já estavam bastante adiantados.

2. Instruídos no Amor Fraterno

Paulo diz não haver necessidade de escrever aos tessalonicenses sobre a importância do amor fraterno e está confiante de que pode manter a discussão em um nível mínimo.

a) Instruídos por Deus: Um pequeno lembrete é tudo de que precisam nesse estágio, pois já foram bem instruídos por ele (4.1-2), e acima de tudo, foram “instruídos por Deus”. Esse conceito de ser ensinado dessa maneira, relata o cumprimento da profecia e os benefícios da promessa da nova aliança. No versículo 8 Paulo já mencionou o dom do Espírito Santo, que nos ajuda a buscarmos a santificação.

b) A realidade da nova aliança: A respeito da nova aliança, Jeremias registra que o Senhor diz: “porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração” (Jr 31.33). Semelhantemente, Isaías escreve: “E todos os tebus filhos serão discípulos do Senhor” (Is 54.13). E Jesus afirma que essas profecias são aplicáveis à nova aliança, dizendo: “E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim” (Jo 6.45).

c) Paulo reconhece seu papel nesse novo tempo: Ele é o agente da instrução de Deus — à medida que Deus o unge, o povo de Deus ouvirá os seus ensinos. O apóstolo pode se sentir seguro de que, contanto que seja um despenseiro fiel (1 Ts 2.4), Deus nutrirá e completará a obra iniciada nos convertidos (Fp 1.6).

3. A Fraternidade dos Tessalonicenses Demonstrada

A habilidade de Paulo como um líder que tem discernimento, é especialmente demonstrada no versículo 10. Em nenhum sentido se dá a impressão de que os convertidos não sejam bons o suficiente; não há qualquer tom de aspereza ou impaciência. Antes, afirma alegremente o progresso dos tessalonicenses — sua ampla demonstração de amor é testemunhada por toda a Macedônia (1.7,8).

a) Hospitalidade: É provável que esse amor tenha incluído a hospitalidade aos cristãos em viagem pela Tessalônica, uma vez que, no mundo antigo, era difícil que os viajantes conseguissem acomodações decentes, exceto pela hospitalidade de amigos... a hospitalidade foi uma virtude muito louvável e praticada pela igreja primitiva (cf. 3 Jo 5).

b) Generosidade: Outro aspecto do amor dos tessalonicenses é a generosidade. Paulo cita-os (bem como os macedônios em geral), como um exemplo para motivar os coríntios a também serem generosos no aspecto financeiro. Orgulha-se deles dizendo: “em muita prova de tribulação, houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza superabundou em riquezas da sua generosidade... pedindo-nos com muitos rogos a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos” (2 Co 8.2-4). Suas ofertas eram um eloqüente testemunho de sua fé e amor.

4. A Fraternidade dos Tessalonicenses Demonstrada

Paulo não somente afirma seu progresso nas demonstrações de amor, também os incentiva dizendo: “continueis a progredir cada vez mais”. Novamente usa o verbo perisseuo (“abundar”; veja 4.1); e o quadro que devemos ver aqui não é a frenética luta por um objetivo inatingível. Freqüentemente, alguns cristãos se sentem tristes e incompetentes, culpados, nunca suficientemente bons apesar de seus esforços, como se alcançar à perfeição fosse a única realização importante aos olhos de Deus. O que importa é que por meio da ajuda de nosso aliado, o Espírito Santo, podemos abundar em amor; isto é, nossas vidas precisam ser caracterizadas pela crescente tendência a amar (2 Pe 1.8), em oposição à atitude de retirar-se para o egocentrismo. Paulo está preocupado que os santos possam se considerar erroneamente satisfeitos com seu estilo de vida, tornando-se, desse modo, negligentes — um mal que pode acercar-se sem ser percebido. As palavras positivas de exortação são o estímulo eficaz de Paulo para o crescimento.
Por
Pr. Marco Tsushya

TREINAMENTO PARA PROFESSORES DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - EBD


O professor da Escola Bíblica Dominical, deve estar preparado para o exercício de uma das mais nobres virtudes do ser humano em todo o tempo, que é o de ensinar. Em todo o mundo milhões e milhões de dólares são gastos todos os anos com o ensino e com a formação de novos professores. Na Igreja de Cristo não devia ser diferente, contudo não vemos a mesma ênfase que o mundo dá aos seus mestres, dentro de nossas igrejas.
Para o bom desempenho do professor da Escola Bíblica Dominical é preciso que ele esteja preparado para ensinar, pronto para discipular e pronto a exercer a liderança no grupo.
Durante o treinamento vamos abordar os temas a seguir enumerados como: “O Discipulado na E.B.D.”, “A Dicotomia Entre o Formado e o Leigo na E.B.D.” e “O Que é Preciso Para se Ter Uma Liderança Eficaz”.

1. ENSINO

Ensinar é uma das missões da igreja. Muitas igrejas se acham anêmicas espiritualmente porque não tem dado ênfase ao estudo da Palavra de Deus. Por falta de Profeta o povo se corrompe. O crente que não conhece a Bíblia está propenso a deixar-se levar por qualquer vento de doutrina que passa. O apóstolo Paulo tinha grande preocupação com relação a questão do ensino. Em Romanos 12:7, ele chamou a atenção escrevendo: “Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar haja dedicação ao ensino”.

1.1 Ministério da Educação Cristã

O ministério da educação cristã está associado com o ensino da Palavra de Deus no seio da igreja. Deste modo, é preciso que se tenha obreiros devidamente preparados e treinados para o exercício deste ministério. Muitas igrejas não tem dado o devido apoio a aqueles que tem se dedicado a Educação Cristã, contudo tem incorrido em uma falta muito grande, que é estar omissa as necessidades espirituais de seus membros.

1.2 Escola Bíblica Dominical

A Escola Bíblica Dominical tem como meta o ensino da Palavra de Deus. Ultimamente temos visto e ouvido de muito descaso nesta área por parte de algumas denominações. Preocupados com o esvaziamento da escola bíblica, muitos grupos tem conclamado congressos e simpósios para tratar do assunto, com vistas a ter-se uma sensível melhora nesta área. Sabemos que os problemas na área da Escola Bíblica Dominical são muitos e envolvem muitas questões. A freqüência à escola dominical tem caído muito nos últimos anos e de acordo com os dados estatísticos, se acha em torno de 50 a 60% de freqüentadores assíduos. A qualidade do ensino tem caído quase na mesma proporção. É preciso motivar as pessoas para que realmente sintam necessidades da busca de conhecimento da Palavra. Devemos dar prioridade ao ensino bíblico em nossas igrejas. Há igrejas evangélicas que tem substituído os assuntos inerentes a Bíblica por assuntos seculares, o que tem se tornado em instrumento de desmotivação de parte considerável dos membros, que preferem unicamente o estudo da Palavra.

1.3 Escola de Treinamento de Professores

Deve ser dado ênfase ao treinamento de pessoas vocacionadas para o ministério do ensino, oferecendo-lhes condições favoráveis para o seu devido preparo. A igreja, deve encaminhar os seus candidatos as Faculdades Teológicas para melhor se prepararem para exercerem esse ministério. Devemos ajudar a todos os irmãos que tem colocado suas vidas à disposição do Senhor, ingressando em uma Faculdade para se preparar, para melhor servir a causa do Mestre. Devemos colocá-los diante de Deus em nossas orações e ajudá-los financeiramente se necessário for. A Igreja, deve então, disponibilizar recursos de seu orçamento para a formação de novos Bacharéis em Teologia, não somente em Ministério Pastoral ou em Missões, mas também e principalmente em Ministério de Educação Cristã. Uma vez completado o curso teológico, o novo Bacharel em Educação Cristã, estará apto e credenciado para dar início ao seu ministério de ensinar a Palavra de Deus.

1.4 Unidade no Corpo de Cristo

A união ou comunhão na igreja é primordial, pelo que Jesus rogou ao Pai, dizendo: “... Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim e que os tens amado a eles como me tens amado a mim (João 17:21-23). Este é o grande ensino de Jesus acerca da comunhão e esta deve ser a grande meta da igreja de Jesus. Só há uma maneira do mundo crer que Deus enviou Jesus, se formos um com Ele, assim como Ele é um com o Pai. Só há uma maneira do mundo conhecer que Deus enviou a Jesus, se Jesus estiver em nós, assim como o Pai está em Jesus, se formos perfeitos em unidade, assim como Jesus é perfeito em unidade com o Pai. A comunhão na igreja começa na Escola Bíblica Dominical. É nela que os membros tem a oportunidade de aprender sobre a Palavra de Deus e participar com perguntas e colocações que enriquecem a todos. É o local apropriado para o membro expressar todas as suas dúvidas e todos os seus questionamentos colocando-os para fora. E, é acima de tudo, o local ideal para o exercício do discipulado.

1.5 Assessoramento do Pastor

O pastor é o líder da igreja e como tal deve ter uma vida exemplar diante de Deus e dos homens, de modo que a igreja possa ver em seu pastor um exemplo de servo de Cristo. Ele deve estar pronto para treinar, equipar e discipular os santos para melhor servirem a causa de Deus. O pastor deve ser paciente, longânimo, amoroso, e acima de tudo preparado para ensinar, exortar e edificar a igreja em Cristo. Deve ter participação ativa no ensino da Palavra de Deus, quer seja na Escola Bíblica Dominical ou no Púlpito. De modo que o ensino seja relevante em todos os seguimentos na vida da igreja.
O pastor deve ter presença assídua na E.B.D., de modo a estar pronto para auxiliar os professores a esclarecerem dúvidas principalmente as ligadas as doutrinas cristãs etc. Como ele não pode estar em todas as classes da E.B.D. ao mesmo tempo, deve programar-se de modo que possa visitar, em cada domingo uma determinada classe da E.B.D. Assim, o pastor estará dando toda assistência as ovelhas do rebanho, seja em qual for a situação. “Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente; cante louvores. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da Igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará, e se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. (Tiago 5:13-15). Este texto, dá indicação bastante clara do modo como a igreja, como toda deve se conduzir, mas principalmente os líderes e aí se inclui o pastor.

Pr. Marco Tsushya
Bacharel em Teologia

E O AZEITE PAROU... - 2 Reis 4.6


“Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela disse a um dos filhos: “Traga-me mais uma”. Mas ele respondeu: “Já acabaram”. Então o azeite parou de correr”.

Introdução
Episódio em que Eliseu multiplica o azeite da viúva. A situação das viúvas era difícil. E aquela se encontrava em situação de penúria (para pagar as dívidas teria que entregar os filhos como escravos).
A mulher, ao ver Eliseu, fez relato da situação (o profeta perguntou o que ainda restava - ela disse que lhe sobrara ainda uma botija de azeite).
Eliseu pede que vá e junte todas as vasilhas que conseguisse, inclusive, aquelas que os vizinhos pudessem emprestar. Depois entrasse em casa e fosse derramando o azeite e enchendo as vasilhas (o azeite só parou quando já não havia mais vasilhas).

1. Na Bíblia, o azeite, o óleo, são símbolos do Espírito Santo, de unção.

Temos uma analogia: o azeite da viúva que Eliseu multiplicou é como o derramar do Espírito Santo na vida da igreja e na vida dos crentes.
Uma ordem de Deus para o crente é: "enchei-vos do Espírito”. ...será que você está cheio completamente? ...cheio até em cima ou até na metade? ...ou se dará o caso de sua situação ser parecida à da viúva com apenas um pouco de azeite? (Não é esta a vontade de Deus para você)!

2. Quando você tem o coração cheio do Espírito Santo...

Um pregador ministrava uma palavra sobre a unção. Ele mostrou que a pessoa, quando tem a unção, possui três características: a primeira é a coragem para fazer o diabo ficar no seu devido lugar: debaixo dos nossos pés. A segunda conseqüência da unção é o amor por aquele que não merece. E a terceira característica que o pregador apontou, foi a graça, simpatia.

Se há pouco poder de Deus em sua vida, quero que preste atenção às lições do texto:

A primeira lição é que o azeite seria derramado sem limites.

Não há no texto nenhuma limitação a litros de azeite (não havia limitação, não há uma quantia, uma porção estabelecida).

Lembra Jesus em Jo 3.34: “Deus não dá o seu Espírito por medida”, com limitação. Deus quer inundar a Igreja Central de unção!
...você deve deixar! Alguns crentes funcionam como autênticos soldados do Corpo de Bombeiros. A mais pequena chama do Espírito que vêem acesa na igreja, apressam-se logo à apagá-la. A Bíblia diz para não extinguir o fogo do Espírito!

Aprendemos também, que o azeite seria multiplicado milagrosamente.

Isto é: pelo poder de Deus.
Esta lição também é preciosa: pensamos que a técnica, a estratégia, o método, o momento, o local, podem produzir unção, derramamento do Espírito...
Mas, isso é um milagre de Deus que o homem não pode manipular nem tampouco dominar. Um certo pastor, disse em conferência que "Hoje as pessoas querem receber a unção pela Internet, vídeo, pelo Dvd... mas a unção transmite-se por contato direto com Deus e com homens de Deus".

Uma outra lição que nós podemos retirar desse episódio é que o azeite seria derramado sobrenaturalmente.

Era algo incompreensível à mente humana. Nem hoje, nem amanhã, nem nunca, pela ciência, o homem poderá explicar como é que se multiplicam azeite, pães, peixes...

Quando Jesus se encontrou com Nicodemos, ele disse que ação do Espírito Santo é um mistério. É somente pela fé que nós podemos aceitar a ação livre e soberana do Espírito Santo, nos enchendo a ponto de transbordar.

Mais uma lição que nós percebemos neste episódio é que o azeite era para todos os vasos.
Quantos vasos existissem naquela casa, quantos vasos estivessem ali disponíveis, seriam cheios pelo azeite que se multiplicava ilimitadamente.

Sabemos também pelas Escrituras, conforme está em Joel 2.28, que Deus derramaria o seu Espírito sobre todos. Promessa da qual Pedro se recorda no dia de Pentecostes.

Assim, podemos ter a certeza de que o Espírito Santo é para todo crente. Para cada vaso, para cada servo de Deus.

Um outro aspecto que nós destacamos é que o azeite era para o vaso todo.

Quando a mulher fosse enchendo os vasos, ela deveria enchê-los completamente (não poderia, nem deveria perder aquela oportunidade que estava ao seu alcance de encher o vaso completamente).

Podemos também dizer com base na Palavra de Deus que o Seu propósito é de nos encher completamente do Seu Espírito Santo. Deus não quer nos dar um pouco, nem uma parte. Ele quer nos dar a plenitude do seu Espírito.

Notemos ainda, que o azeite seria derramado à medida da disponibilidade dos vasos.

Se a mulher tivesse vasos, que já estivessem com qualquer outra coisa, não seria possível enchê-los com o azeite.
Da mesma maneira, enquanto nós não nos esvaziarmos não será possível Deus nos encher com o óleo do Seu Espírito. Para que Deus me encha é preciso que eu esteja vazio de algumas coisas...
Vazio de mim mesmo... Vaidade... Todo pecado (o pecado é a rachadura por onde a unção vaza)!
Há também o problema das distrações, brincadeiras e conversas paralelas durante o culto – isto são verdadeiros "ladrões de unção".

Finalmente, o azeite só parou quando todos os vasos estavam cheios.

Da mesma maneira, o propósito de Deus, hoje, é de só parar de derramar do seu Espírito quando todos os vasos estiverem cheios. Atos 3.21 fala que este é um tempo “em que Deus restaurará todas as coisas”.

Muitas vezes nós ficamos a pensar que Deus resolveu privilegiar alguns dando a eles um enchimento, um transbordar do seu Espírito. Mas Deus quer fazer isso a cada um dos vasos que fazem a sua igreja.

Conclusão
A palavra de Deus tem promessas maravilhosas para o povo de Deus, mas a maior delas é do poder que Deus coloca à disposição da sua igreja para realizar a tarefa que Ele nos deu.
O mundo hoje requer uma igreja que trabalhe no poder do Espírito Santo.
Às vezes, vejo a Igreja como a pessoa, que prefere empurrar o carro a colocar combustível nele.
O Espírito Santo é o poder que move a Igreja a fim de realizar o seu ministério, sem Ele nos desgastamos desnecessariamente.

Então, quer ser uma pessoa cheia do Espírito Santo?
Saiba que o Espírito Santo está sendo derramado sem limites...
Saiba que o Espírito Santo é derramado pelo poder de Deus, não pela manipulação...
Saiba que o Espírito Santo é derramado sobrenaturalmente (sem ter como explicar)...
Saiba que o Espírito Santo é derramado sobre todos...
Saiba ainda que o Espírito Santo é derramado para encher completamente...
Saiba que o Espírito Santo é derramado sobre os sedentos (“vazios”).
Por:
Pr. Marco Tsushya

Como entender a Bíblia

É bom começar tudo de novo. As coisas de Deus são sempre renovadas.
Esse curso chama-se Panorama Bíblico. Nele iremos examinar os assuntos principais, que a Bíblia trata, de Gênesis a Apocalipse.

Começaremos falando da Bíblia, seu autor, e de como entende-la.
A Bíblia, levou 1600 anos para ser escrita e não contém nenhuma contradição.

Os 66 livros que a compõem, foram escritos por 40 pessoas, das mais variadas culturas e em diferentes épocas, são harmônicos isto é , não se contradizem. É um livro de começo, meio e fim. A Bíblia desvenda a maior história de amor que o universo jamais presenciou.
A Bíblia é o único livro do mundo que revela a Pessoa do Deus vivo e verdadeiro, a obra salvadora do Senhor Jesus Cristo e o ministério do Espírito Santo.
Deus é claríssimo em Sua revelação, porém, a Bíblia NÃO foi escrita para satisfazer curiosidades, mas para ser estudada seriamente (Prov.2:1-6; Os.6:3)
Somente a Bíblia pode revelar verdadeiramente quem é Deus, quem somos nós, porque o homem está separado de Deus e qual é o Caminho de volta; porque ela É a Palavra de Deus.
O que a Bíblia representa para voce?
Haverá uma profunda transformação em sua vida, porque ninguém se aproxima deste livro e permanece o mesmo!
A Bíblia não é um livro de religiões ou de uma religião. Ela é a revelação de Deus para o homem.
Voce já se perguntou: - o que é a verdade? - onde está a verdade?
A verdade sobre tudo que nos cerca e a nosso respeito, como : - quem sou eu? - o que faço neste planeta? - para onde vou?
Todas estas respostas estão na Bíblia, claras e diretas.
A Bíblia é o único livro do mundo que fala de Deus Criador, de Jesus Cristo, do Espírito Santo, do homem e de Satanás.
Mas não é "alguém" falando sobre estes personagens; é o próprio Deus Criador falando ( Is.46: 9,10 - 45: 21,22 ).
Por causa da entrada do pecado no mundo, o homem perdeu o conhecimento de Deus, a capacidade de conhecer ou reconhecer a Deus, e vive como que num quarto escuro, às apalpadelas, tentando adivinhar como são as coisas ali, e quando ele esbarra em alguma coisa, como ele supõe (com a sua mente obscurecida) que aquilo seja - aquilo se torna verdade para ele!
Se Deus não se revelasse, jamais saberíamos quem é Ele e quem somos nós. Se alguém não sabe quem é Deus, não pode saber quem é, pois fomos criados à sua imagem e semelhança.
Então, quando começamos a descobrir o conteúdo bíblico - para nós que estávamos em total escuridão, começa a brilhar uma pequena luz como a de "uma candeia que brilha em lugar tenebroso até que o dia clareia e a estrela da alva nasça em nossos corações ( II Pe 1: 19) . É como a luz da aurora (depois de toda uma noite escura) que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (Pv 4: 18)
O homem foi criado por Deus e por vontade própria se separou d'Ele, mas longe do Deus Criador dos céus e da terra, não há vida, mas somente morte!

O AUTOR DA BÍBLIA

A Bíblia, é Deus mostrando como voltar para Ele - e muito claramente, Ela revela que há sómente UM CAMINHO. ESTE CAMINHO É UMA PESSOA! Esta pessoa disse claramente: "EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE E A VIDA - NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM!" Jesus Cristo - O Messias de Israel, a Cabeça da Igreja.
O fato de sermos religiosos, frequentadores de igrejas, não nos leva de volta a Deus. Sómente a nossa identificação pessoal com a morte e ressureição de Jesus Cristo é que nos leva de volta ao Deus verdadeiro.
Jesus Cristo nos é apresentado na Bíblia para O contemplarmos num "prazer teórico", mas é para a nossa necessidade, a necessidade de uma raça que perdeu o seu objetivo original e que caminha para o nada e para a morte! (Morte = separação de Deus)
II Tm 3: 16 "inspirada" - lit.: "hálito de Deus".
"Toda escritura, é inspirada por Deus, e proveitosa, para ensinar, para repreender, para corrigir, para a edificação na justiça, para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra."
Vocês viram porque a Bíblia foi escrita? Mas olhem, prestem atenção no que leram.
Perfeito, vou ficar perfeitamente preparado para toda boa obra. Mas veja pelo que você vai passar antes:
Ensinar, é fácil você estudar mesmo?
Repreender e corrigir, é bom ser repreendido e corrigido?. Eu acho que aqui está o principal motivo, porque a Bíblia é tão impopular.
Sendo Deus a VERDADE, Ele só poderia exalar VERDADE.
Deus usou homens que Ele separou (este é o sentido da palavra "santo") para este propósito: II Pe. 1: 20,21.
Leia por ex. : Mc 12: 36; Hb. 3: 7; Hb. 10: 15,17.
Note que foram homens que escreveram, mas o texto diz que foi o Espírito Santo. Veja também Mt.5: 18 . Jesus não poderia declarar isso se a Bíblia não fosse totalmente a Palavra de Deus.
Deus está FORA do tempo. Ele criou o tempo para o homem e o dividiu em etapas nas quais vai Se revelando PROGRESSIVAMENTE.
Na eternidade passada (expressão não correta, mas necessária para o homem), Deus - o Pai, Deus - o Filho, Deus - o Espírito Santo ( nome completo de Deus), planejou, estabeleceu os padrões pelos quais ia Se revelar ao homem, e criou TUDO.
Deus sabia que os anjos e o homem iam pecar. DEUS NÃO FOI O RESPONSÁVEL PELO MAL EXISTENTE; ENTRETANTO, FOI O ARQUITETO DO PLANO QUE INCLUÍA O MAL, POIS ELE FEZ TODAS AS COISAS SEGUNDO O BENEPLÁCITO ( = consentimento) DE SUA VONTADE. (Ef. 1: 5,11)
Deus quer que Suas criaturas O sirvam por LIVRE ESCOLHA, por isso, Ele deu ao homem o livre arbítrio.
Sabendo que o homen ia pecar, Deus providenciou a salvação e uma das Pessoas da Tri-Unidade, Deus o Filho, ofereceu-se para executar esta salvação, isto é, para receber em Si a penalidade que é do homem. Por isso, Ele é o "Cordeiro conhecido ANTES da fundação do mundo, e morto DESDE a fundação do mundo": I Pe. 1: 19,20 ; Ap. 13: 8 .
Deus é progressivo em Sua revelação: Jo. 16: 12,13 . Ele não revelou tudo na Bíblia: Deut. 29:29, porque estamos limitados pelo pecado e não temos capacidade para entender tudo agora.

COMO ENTENDER A BÍBLIA

Literalmente! A Palavra de Deus deve ser entendida literalmente.
Dt.18: 20,22. Ela não foi escrita para satisfazer curiosidade, mas para ser lida, meditada e estudada com a direção do Espírito Santo.
Todas as profecias cumpridas foram cumpridas literalmente.
Ex.: I Re 20: 22,26 ; I Re 21:23 ; II Re 9: 30,36 .
Jesus em Sua primeira vinda cumpriu, entre outras, as seguintes profecias:
Is. 7:4 ; Mq 5,2 ; II Sm 7: 12,21 ; Is 53 ; Sl 22:16. Um simples plural é levado em consideração em Gl 3: 16.
A Bíblia usa FIGURAS E SÍMBOLOS, mas sómente a própria Bíblia tem autoridade para interpretá-los: I Co 2: 13. Por ex., a "serpente" do Éden (Gen. 3) é interpretada como sendo Satanás em Ap. 12: 9. Veja também Ap. 17:1 - v.15,18. Em Mt 13, Jesus explica as figuras usadas em Suas parábolas.
Mas é o Espírito Santo que nos faz compreender a Palavra de Deus.
l Co 2: 11,12. (Esta é a sabedoria de Deus: vv.6,7).
Temos que ter humildade e confessar francamente que nossas mentes limitadas pelo pecado, não podem compreender/entender em toda a profundidade, todas as áreas deste universo, os planos de Deus, e muito menos a Deus! A nossa mente está bloqueada, escravizada num tipo de raciocínio, que está ligado aos sentidos do corpo, e por isso as coisas ETERNAS nos parecem contraditórias, porque não conhecemos os princípios e as leis de Deus que regem o mundo do invisível (os olhos da matéria não conseguem enxergar isto).
Deus não revelou tudo: Dt 29:29, porque não conseguiríamos entender.
Veja: I Co 13:9,12, tudo será revelado quando estivermos fisicamente com o Senhor.
Espiritualizar a Bíblia é sair do sentido literal para um sentido alegórico. Um tipo de metáfora que exprime algo diferente do que diretamente anuncia, é a representação de um objeto para se dar a idéia de outro.
Por ex.: em Gn 3: 1,6, - onde está dito que a "árvore do conhecimento do bem e do mal" é uma macieira?
- onde está dito que o pecado original é o sexo?
Para facilitar o estudo da Palavra para o seu povo, Deus deu os dons de mestre e de ensino: Ef 4: 11; Rm 12: 7 ; mas também deixou avisos contra contra os FALSOS MESTRES: II Pe 2: 1,3.
A Bíblia é um livro de FÉ. Hb 11: 1,6.
Vamos ler juntos Gn 1:1.
"No princípio criou Deus o céu e a terra". Então, o que você leu aí?.
Que no princípio Deus criou o céu e a terra, você conhece a terra, você conhece o céu? Agora abram no último livro da Bíblia, Apocalipse. No penúltimo capítulo e vamos ler o verso 1.
"E vi um novo céu e uma nova terra, porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe".
Vocês repararam isso, que a Bíblia começa, com :"Criou Deus os céus e a terra", e ela termina, "vi novo céu e nova terra", porque os primeiros passaram.
Vimos o começo e estaremos juntos examinado o meio, porque o meio é onde nós estamos.
Bom você que está começando este curso, você vai ler Genesis, porque neste livro, estão descritos todos os inícios, todos os princípios. Você vai ler a Bíblia do jeito que ela está escrita. Mas como é que eu entendo? Literalmente, usando a frase da minha irmã, "A Bíblia quer dizer o que ela diz". Deus escreveu para esclarecer, Deus não escreveu para confundir.
Deus escreveu para esclarecer, mas existe algo de sobrenatural com a Bíblia. Ela é como um filme, sabemos que as fotos que tiramos, se encontram registradas nele, mas sòmente as veremos quando ele for revelado. Esta revelação do texto bíblico nos é feita pelo Espírito Santo de Deus, e é individual, isto é, o Espírito Santo nos revela a cada momento o que precisamos descobrir para nos edificarmos.
Sòmente a bíblia tem autoridade para explicar as figuras que usa.
Tudo na bíblia é literal. Os símbolos são símbolos de verdades literais. Porque quando você se afasta do sentido normal do que está escrito alí e fica assim: "O que será que quer dizer isto aí, deve ter alguma interpretação, deve ter isso, deve ter aquilo....".
Eu vou dar um exemplo típico. O mundo inteiro, que não lê a Bíblia diz, que uma árvore que se chama na Bíblia do conhecimento do bem e do mal, é uma macieira, e que o pecado original foi comer a maça, que se tornou símbolo de sexo, e sexo ilícito. Não é verdade? Estou falando uma mentira?
Quando nós formos estudarmos Genesis, vocês vão ver que não tem nada com isto. O que aconteceu?
Interpretaram, algo que não tinha que ser interpretado. Só porque não se conhece na experiência física, material uma árvore que chama do conhecimento do bem e do mal, e que não existe mais na face da Terra, porque já foi retirada. Vamos inventar.
Esse é um exemplo bem clássico, e que todo mundo conhece. Isso se chama, sair da literalidade.
Em Dt 18: 21 nos vamos ver Deus ensinando isto na palavra, que a Bíblia é literal, que é para ler tudo e entender como é que está escrito.
"E se disseres no teu coração, como conhecerei a palavra que o senhor não falou?"
Prestou atenção nesta pergunta? Quando Deuteronômio foi escrito por Moisés, ainda não existia a bíblia. Hoje é fácil, alguém fala alguma coisa que diz que Deus diz, que está na Bíblia. Você pega a Bíblia, vai numa chave bíblica, e fala: "Olha sinto muito, mas não tem aqui."
Naquele tempo Deus, falava através de profetas, E daí, como que vai saber se aquele homem, estava falando dele ou de Deus. Mas glória a Deus! as coisas de Deus são normais, porque ele está falando para pessoas normais, e até é engraçado, porque ele fala simplesmente isso:
Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra não se cumprir, e não suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou.
Esse é o teste do profeta. Porque Deus dava nesse tempo diariamente orientação ao povo. É incrível. Quer ver, abra 1 Rs 20:22 .
"Então o profeta chegou-se ao rei de Israel e lhe disse: Vai fortalece-te, atenta bem para o que hás de fazer, porque decorrido um ano, o rei da Síria subirá contra ti."
Agora no v 26. "Passado um ano Beni Adad, arregimentou os filhos, e subiu a Apec para pelejar contra Israel."
Deus supervisionou, separou, inspirou, esses homens que a escreveram, não há erros nas escrituras, quando a Bíblia foi terminada de escrever, não havia erros. Nos originais, nada. O Espírito tem preservado a palavra.
Eu quero dar uma sugestão para você que nunca leu a Bíblia regularmente, anote e faça isto, leia um capítulo de provérbios a cada dia. Mas leia assim, leia e medite, você vai amar provérbios.
Pv 2:1 "Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e entesourares contigo os meus mandamentos, para fazeres atentos à sabedoria o teu ouvido; E para enclinares o teu coração ao entendimento. Sim, se clamares por discernimento e por entendimento ao usares a tua voz. Se o buscares como a prata e os procurares como a tesouros escondidos, então entenderás o temor do senhor e acharás o conhecimento de Deus".
Da parte de Deus ele oferece o Espírito para que você ter esse entendimento. Da sua parte é você se colocar inteira, inclinando os ouvido, pondo o coração nessa busca e não medindo esforços para buscar.
Eu quero explicar outra coisa. Há muitas coisas na palavra, muitas coisas neste universo que estamos aqui observando, que não entendemos, e nem vamos entender. Preste atenção nisso que eu vou falar. O que Deus quer que entendamos, é o que é necessário entender agora, para ter este conhecimento, esta volta completa a ele. Porque, nem se ele quisesse revelar, nós entenderíamos.
A nossa mente está limitada. Este homem que nós vemos, não é como Deus originalmente o criou. Quando o pecado entrou na raça houve um bloqueio na alma. Há um processo de morte na nossa alma, que bloqueia o entendimento, e principalmente das coisas pessoais.
Este bloqueio será retirado totalmente, só quando estivermos com ele, face a face. Mas na medida em que você vem para ele, para Deus, através do conhecimento da palavra, esse bloqueio vai caindo, e muito. E tudo que está na Bíblia você vai entendendo, com clareza, com simplicidade. Você já percebeu isso, quem já está estudando a palavra a algum tempo? Não é incrível isto. Mas o que é isto? É o Espírito desbloqueando, trazendo a revelação de mais isso, de mais aquilo. Aquelas fotografias, saindo daquele filme que era escuro.
Mas há coisas que nunca serão reveladas aqui. Abra em Dt 29:29.
"As coisas encobertas, pertencem ao senhor nosso Deus." Se a Bíblia afirma isso, é porque existem coisas encobertas. Elas pertencem à Deus. Mas as reveladas nos pertencem, e aos nosso filhos para que sempre observemos todas as palavras desta lei.
Deus está querendo esconder alguma coisa? Não! Há coisas que você só lá, no novo corpo, com a nova mente, que nós vamos poder entender.
"Porque em parte conhecemos, e em parte profetizamos. Porque agora vemos como por espelho, em enigmas. Mas então, quando eu estiver lá, quando tudo estiver completo, veremos face a face. Agora conheça em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido (1Co 13: 9,12)".
Isso significa, que como Deus te conhece hoje. Deus te conhece inteiramente, você não está encoberto para ele. Mas você pode dizer que conhece Deus inteiramente?. Não. Em parte, que parte? A parte que ele já revelou, e da revelação a parte que você já se apropriou. O verdadeiro conhecimento bíblico, é um conhecimento prático. Não é porque você leu, leu, leu, e porque disse que sabe. Deus considera o que você sabe, só o que você pratica, o que já entrou na sua vida.
Tudo certo até agora? Então não queira, mexer e entender coisas que não foram reveladas. Mas as que foram reveladas, você toma posse, vive, porque é tua para você obedecer, e para você ter felicidade, como ser completo, humano. É isso que Deus quer, você estar em paz com você. E esta paz esta integridade de ser, só vem quando você conhece a palavra. Porque só conhecendo a palavra que você se conhece e conhece à Deus, aí vem o ajuste que precisamos agora.
A Bíblia é um livro de fé. Não adianta eu falar, explicar, mostrar, se o Espírito Santo não tem liberdade, para trazer a fé e você crer.
Vamos para a definição bíblica de fé.
"Ora a fé é o firme fundamento das coisas que te esperam. E a prova das coisas que não se vêem". Eu vou ler até na outra versão. "A fé é a certeza de coisas que te esperam, a convicção de fatos que se não vêem." Hb 11:1.
Isso aqui é uma parede, quantos tem fé que há uma parede aqui? Ninguém tem fé que existe uma parede aqui? Isso não é fé. Você está vendo a parede. E não é isso que esse versículo fala. O que que esse versículo fala? A convicção de coisas que se esperam. Você está lá na calçada esperando um carro. Aí o carro chega, para na tua frente, e você está parado alí, olhando para o carro, e alguém chega e pergunta: "você está esperando alguma coisa?" "Estou esperando um carro". Você não tá esperando mais, o carro chegou. Mas até o carro chegar você estava na fé que o carro vinha, você não estava vendo. Agora isso é transferido para as coisas espirituais.
É a certeza, de fatos que se esperam. É a convicção do que não se vê. Isto é fé.
Agora não se preocupe, porque nós não temos fé, o homem do jeito que está caído, não tem e nem fábrica fé.
Porque a fé é dom de Deus, (dom quer dizer dádiva, de graça). A única atitude que Deus espera de você, é aquela, incline seus ouvidos, se abra para Deus, e o resto é ele que faz. Mas agora veja em Hb 11:6.
"Ora, sem fé é impossível agradar à Deus. Porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus, creia que ele existe e que é galardoador dos que buscam".
Por:
Pr. Marco Tsushya

Leia Também

Leia também